Sara Shakeel: conheça a mensagem potente por trás do trabalho da artista

Por Giovana H. Meneguin

Ao exaltar a beleza feminina, Sara Shakeel empodera mulheres! — Reprodução / Instagram (@sarashakeel)

Muito brilho e imagens psicodélicas, assim é a obra de Sara Shakeel, artista contemporânea nascida no Paquistão que aplica glitter digital em peças virtuais e cristais Swarovski em trabalhos físicos. Ex- dentista, hoje ela é uma artista viral que acumula pouco mais de 1 milhão de seguidores nas redes sociais.

No entanto, para além de colagens de pontos turísticos, gatinhos e personagens queridos da indústria do entretenimento, Shakeel traz uma mensagem bastante poderosa em seu trabalho ao chamar atenção para a beleza presente nos corpos femininos em todas as fases da vida.

Reprodução / Instagram (@sarashakeel)

Com um apelo de autoaceitação e alinhada ao movimento body positive, em meados de 2017, a artista começou a usar a hashtag #glitterstretchmarks para publicar trabalhos em que mulheres tinham suas estrias preenchidas por brilho — e não simplesmente apagadas, como ocorre normalmente em fotos de beleza e campanhas publicitárias. Afinal, estrias são marcas completamente normais que surgem com o decorrer do tempo.

Naquele ano, em uma entrevista à revista Teen Vogue, Shakeel explicou que a ideia de destacar as marquinhas naturais com glitter surgiu após uma amiga pedir a ela que retocasse suas estrias em uma foto.

“Aquilo me deixou triste porque eu mesma tenho várias, inclusive celulite! Então com tudo aquilo em mente, fiz estrias brilhantes e espaciais”, ela declarou à revista.

Shakeel também contou que antes de publicar as imagens, chegou a pensar “por que alguém estaria interessado em minhas estrias?”. Mas conforme seu trabalho foi atingindo as pessoas, ela percebeu que o mundo precisava cada vez mais desse tipo de empoderamento e que algumas mulheres já vinham produzindo artes em prol dos corpos femininos (como a espanhola Cinta Tort Cartró, ou @zinteta)

Graças ao sucesso das imagens de estrias, a artista lançou o projeto @glitterstretchmarks no Instagram. Por lá, Shakeel começou a compartilhar não só trabalhos em que embelezava as estrias, mas também rugas, cicatrizes e manchas.

Reprodução / Instagram (@sarashakeel)

Vale mencionar que no último ano Shakeel passou a ganhar ainda mais relevância na cena artística ao lançar uma série de imagens em resposta à pandemia causada pela Covid-19. Através de colagens brilhantes, a artista chamou a atenção para a importância de lavar as mãos e a forma correta de realizar o ato.

Reprodução / Instagram (@sarashakeel)

Após a repercussão positiva da sua série, ela escreveu em suas redes sociais: “Eu estou extremamente feliz em ver como uma simples peça de arte pode impactar positivamente a vida de tantas pessoas, especialmente nesses tempos difíceis! Como artista, isso cumpre o meu propósito e é a razão pela qual eu crio arte”.

Também durante a pandemia, Shakeel compartilhou a série Real Life Heroes (Heróis da Vida Real) exaltando os profissionais da saúde — as imagens originais foram enviadas à artista pelas próprias pessoas.

Reprodução / Instagram (@sarashakeel)

Confira mais trabalhos de Sara Shakeel em https://www.instagram.com/sarashakeel/

--

--

--

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Giovana H. Meneguin

Giovana H. Meneguin

Jornalista

More from Medium

How did an Adidas Ad and a Coldplay music video drew inspiration from Delacroix

Why Barcelona are secretly trying to renew Ousmane Dembele

On Mulholland Drive (2001) and Los Angeles/Hollywood: City in a Fugue State

Put Your Phone Down & Be More Present!

Put your phone down & be more present!